Fuja das estrias pós gravidez

Fuja das estrias pós gravidez

As estrias são uma das alterações dermatológicas mais temidas pelas mulheres e que acompanham geralmente a gravidez. As estrias nada mais são do que cicatrizes ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas e de colágeno, geradas por estiramento excessivo ou rápido da pele e por mudanças hormonais. E todos esses fatores ocorrem no período da gestação.

Um fator determinante no aparecimento das estrias é a hereditariedade; de 70% a 90% das gestantes terão uma marquinha esbranquiçada depois das quarentas semanas da gestação. Infelizmente essas marcas horrorosas na pele são algo comum após a gravidez.
É sabido que vovós, amigas ou conhecidas que já tiveram seus bebês sempre têm uma boa “receitinha” para que a futura mamãe se proteja contra as temidas estrias. Uma dessas dicas é a aplicação de manteiga de cacau no abdômen, seios e coxas, regiões mais afetadas por essas marquinhas.
Um estudo que acompanhou 175 mulheres durante a gravidez indica que esse conselho da manteiga não é eficaz. Algumas mulheres do estudo aplicaram manteiga de cacau no corpo e outras apenas um placebo, isto é, uma substância que não tem efeito algum. Foi concluído que a aplicação de manteiga de cacau não garantiu a prevenção de estrias se comparado às mamães que não usaram essa substância.
Conselhos para minimizar a estria - A vitamina E é uma das substâncias que mais tem eficácia na prevenção das estrias. Outro estudo realizado com 100 mulheres grávidas e publicado no "The Cochrane Database of Systematic Reviews" relata que as mulheres que usaram o hidratante contendo alfatocoferol (vitamina E) desenvolveram menos estrias do que as outras.
Durante a gravidez, o ideal é engordar somente o recomendado para evitar o excessivo estiramento da pele. Beba muita água. Hidratar a pele por dentro também é essencial. O “efeito sanfona” no corpo é extremamente maléfico, sendo um prato cheio para o surgimento de estrias.
Outra recomendação importante, mamãe: cuidado ao utilizar o hidrante nos seios, pois é uma região sensível e os mamilos estão se preparando para a amamentação. O uso do hidratante pode deixá-los com a pele mais fina podendo ser causa das rachaduras durante a amamentação.
Dicas
Para qualquer substância que queira passar na sua pele durante a gravidez consulte seu médico para que avalie se será bom para você e o bebê.
Os tratamentos dermatológicos depois da gravidez têm o objetivo de amenizar as cicatrizes. Prevenir sempre é o melhor remédio.
Os tratamentos devem ser indicados por profissionais especializados e a maior parte deles só poderá ser realizado após o período de amamentação

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Estrias na gravidez: como vencer essa guerra

Estrias na gravidez: como vencer essa guerra

Chega a época da gravidez e eis que surgem vilões para atormentar a vida da mamãe: as estrias. São temidas pela grande maioria das futuras mamães e se instalam principalmente na região abdominal e dos seios.

O bom é saber que tem como reduzir ou até prevenir o aparecimento das estrias, desde que haja cuidados na pele antes, durante e depois da gestação.
As estrias, explica a fisioterapeuta Renata Silvestrin, são cicatrizes ocasionadas pelo rompimento das fibras elásticas e de colágeno geradas por estiramento excessivo ou rápido da pele e por mudanças hormonais que acontecem durante a gravidez.
Mulheres que tem mães ou avós com estrias ou que tiveram durante a gravidez estão mais propensas ao aparecimento dessas pequenas cicatrizes.
O estiramento excessivo ou rápido da pele pode ocorrer durante a gravidez com um grande aumento de peso e esse é o motivo principal do aparecimento das estrias, principalmente aliado com o fator hereditário.
"Com o rompimento das fibras, o sangue inunda a região, formando uma pequena cicatriz avermelhada e com o passar do tempo se tornam mais claras e mais difíceis de serem tratadas", conta Renata Silvestrin.
Cuide bem da pele e controle o peso - A pele tem que estar hidratada para que as fibras de colágeno e elastina agüentem a pressão que o crescimento da pele faz durante a gravidez, principalmente na região da barriga e seios. Produtos que contenham em sua fórmula uréia (máximo 3%), lactato de amônia, colágeno, elastina, vitamina E e óleos vegetais são recomendados antes da gravidez e durante a gravidez.
Mulheres com predisposição ao aparecimento das estrias podem diminuir o rompimento das fibras, mas dificilmente irá evitá-las totalmente. As que não têm esse histórico podem até se privar da convivência com essas cicatrizes.
Durante a gravidez, o ideal é engordar somente o recomendado, isto é, até 12 quilos durante os nove meses para evitar o excessivo estiramento da pele. O uso dos hidrantes deve continuar ou ser começado assim que souber da gravidez pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite.
Cuidado ao utilizar o hidrante nos seios: a região dos mamilos deve ser evitada, pois estão se preparando para a amamentação e o uso do hidratante pode deixá-los com a pele mais fina e sensível podendo ser causa das rachaduras durante a sucção do bebê quando nascer.
"Nutrindo e hidratando a pele antes e depois da gravidez e não engordando demais durante a gestação são atitudes essenciais para alguns tratamentos em clínicas estéticas e dermatológicas pós-gravidez e até pós-amamentação que podem melhorar e muito o aspecto das estrias que aparecerem durante o período da gestação", informa a fisioterapeuta.
Os tratamentos devem ser indicados por profissionais especializados e a maior parte deles só poderá ser realizado após o período de amamentação. O objetivo é estimular a produção de novas fibras de colágeno e elastina na região das estrias deixando-as mais finas e menos aparentes.
Escolha boas roupas - As roupas íntimas devem ser confortáveis, ajudando na prevenção das estrias. Os sutiãs devem ser reforçados, suportando o crescimento e o peso que aumentam significativamente durante a gestação.
Dicas
Mesmo para passar na sua pele um hidratante que já conhece e já usou, a mamãe deve procurar o seu médico para saber se há alguma substância na sua fórmula que possa prejudicar o desenvolvimento da gravidez.
Não há milagre, não há cura. O bom é prevenir. Os tratamentos têm o objetivo de amenizar as cicatrizes.
Engordar demais durante a gravidez é prejudicial para a saúde da mulher, do bebê e para a aparência estética da mamãe, como o aparecimento das estrias.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Preparativos para o Parto

Preparativos


Lista de Procedimentos
O que levar para a maternidade?
O que deve ser levado ao Hospital no momento da internação?
A sacola da mamãe e do bebê devem ser preparadas desde o 7º mês de gestação
Sacola da mamãe
01 - pacote de absorvente próprio para o pós-parto
01 - chinelo de quarto
03 - jogos de camisolas que sejam de fácil manejo para a mamentação
06 - calcinhas de tamanho maior do que usava antes de engravidar
01 - cinta pós-parto
01 - roupa para o dia de alta
02 - sutiãs de amamentação
- protetores de seios
- máquina fotográfica
- produtos de higiene íntima: escova de dentes, escova de cabelos, shampoo, sabonete, creme dental, toalhas...

Sacola do bebê
01 - creme para prevenção de assaduras
01 - pacote de fralda descartável (tamanho recém-nascido)
03 - conjunto pagão com calça
03 - conjunto de lã de acordo com o clima
03 - macacão de recém-nascido
02 - lençol de bercinho
01 - manta (de acordo com a estação)
06 - fraldas de pano (brancas, sem pintura)
01 - escovinha macia para cabelos
02 - sapatinhos e luvas de lã (no frio)
- lembrancinhas
- enfeite de porta

Esta é a lista mínima, fica a critério de cada um o que desejar levar a mais.
Documentos
- RG da paciente
- Carteira de convênio (caso tenha convênio, o Hospital exige na internação)
- CIC e RG do marido (ou acompanhante)
- Guia de internação (informe-se junto ao seu convênio se pode ser fornecida antes do parto, pois facilita muito no momento de internar).

OBS.: Parto é sempre urgência. Caso você se apavore, já saiu de casa e depois viu que esqueceu tudo, relaxe. Vá em frente. Leve sua esposa até o hospital e converse com a recepção. Enquanto ela está sendo atendida e você está assinando uma nota promissória, por exemplo, e um pouco mais tranqüilo, você volta e busca o que esqueceu.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ

DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
DURANTE A GRAVIDEZ NORMAL
    Até 4 semanas
• Fecundação: penetração do espermatozóide no óvulo.
• Início da divisão celular.
• Chegada do ovo ao útero (7dias).
• Fixação do ovo na cavidade uterina (10 dias).
• Início da diferenciação celular para a formação do
saco amniótico, saco vitelino, placenta e bebê.
• Comprimento aproximado de 2 milímetros.

    De 4 a 8 semanas
• Desenvolvimento do embrião: formação do sistema nervoso central, coluna vertebral, pulmões, aparelho digestivo, fígado e rins, com separação das cavidades torácica e abdominal.
• Formação da cabeça, pescoço e membros, inclusive dedos das mãos e dos pés.
• Início da definição das narinas, lábios, língua e mandíbula.
• O coração começa os batimentos.
•Os olhos possuem retina e visão.
•Peso ao redor de 10 gramas e comprimento de 2,5 centímetros.

   
    De 8 a 20 semanas
• Órgãos vitais formados e aparência humana definida: feições, nariz, ouvidos, genitais e dedos, inclusive impressões digitais.
• Todos os sistemas funcionando; nervos e músculos sincronizados.
• Bebê passa a ser conhecido como feto.
• Aparecimento do lanugo, cabelos, sobrancelhas, cílios e das unhas.
• Placenta e cordão umbilical em plena atividade de nutrição e excreção.
• Peso aproximado de 250 gramas e metade do comprimento ao nascer (ao redor de 25 centímetros).

    De 20 a 32 semanas
• Diminui um pouco o ritmo de crescimento.
• Endurecimento do esqueleto.
• Início da formação de tecido adiposo sob uma pele recoberta por uma substância cremosa.
• Rosto inteiramente formado.
• Reação a ruídos externos.
• Cavidade uterina totalmente ocupada.
• Em caso de parto prematuro, ao final deste período, 70% de chance de sobrevivência, sob cuidados adequados.
• Peso próximo de 1.700 gramas (1,7 kg) e comprimento de 40 centímetros.

    De 32 a 40 semanas
• Maturação final dos órgãos.
• Função pulmonar que possibilita respiração autônoma.
• Aumento do tecido adiposo e forma corporal definida.
• Queda da maior parte do lanugo.
• Peso cerca de 8 vezes maior do que ao redor do 3º mês.
• Movimentação mais espaçada e mais vigorosa.
• Crescimento aumentado das unhas.
• Peso em torno de 3 kg e comprimento de 50 centímetros.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Ginastica em casa


Alguns exercícios para manter o corpo em forma
1. AgachamentoEm pé, coluna recta e pés levemente virados para fora da linha das pernas, mantenha uma barra (pode ser um cabo de vassoura) apoiado nos ombros para ganhar equilíbrio. Realize o agachamento. Dica: podes adaptar caneleiras no cabo de vassoura para aumentar a resistência do exercício.
›Músculos envolvidos – quadríceps e internos da coxa
›3 séries de 15 repetições












2. StepUse algum suporte, como uma caixa resistente de madeira, que aguente o seu peso e cuja altura não ultrapasse a metade de sua canela, para realizar o exercício. Como se fosse subir uma escada, eleve o pé direito em cima da caixa e suba no degrau. Retorne à posição inicial e repita o movimento sempre com a mesma perna direita. Depois, inverta para realizar a movimentação com o lado esquerdo.
›Músculos envolvidos – anteriores
da coxa
›3 séries de 10 repetições para cada perna


















3. Evolução de perna
Use o mesmo objeto ou caixa do exercício anterior. Em posição de corrida, mantenha a perna esquerda ao lado do obstáculo. Lance a perna direita por cima da caixa, fazendo a elevação do joelho como se fosse realizar uma passada gigante e complete a passada.
Dica: esse exercício lhe dará estabilidade e força para realizar os trabalhos solicitados numa corrida de aventura. Caso queira aumentar a resistência, use uma caneleira de pesos.
›Músculos envolvidos – coxa e fortalecimento do quadril
›3 séries de 15 repetições para cada perna










4. Quatro apoios
Adopte a posição de quatro apoios, com a coluna recta e realize a elevação do quadril.
›Músculos envolvidos – glúteos, bastante exigidos nas subidas da aventura
›3 séries de 12 repetições para cada perna












5. Flexão de braço
Deitado de barriga para baixo, mantenha as mãos um pouco afastadas da largura do ombro e realize a flexão de cotovelos. Dica: para facilitar, você pode fazer essa flexão mantendo os joelhos no solo. Se tiver mais bem condicionado, realize o exercício com a ponta dos pés apoiada.
›Músculos envolvidos – peitoral
›3 séries de 10 repetições













6. Mergulho
Como se fosse realizar uma flexão de braços, mas com os glúteos elevados, realize um mergulho atirando o peito para baixo e depois retornando à posição inicial. Dica: procure passar bem rente ao solo.
›Músculos envolvidos – peitoral
›3 séries de 10 repetições















7. TrícepsTrata-se da mesmo posição da flexão de braço. Porém, desta vez, as mãos estarão justamente na altura dos ombros, para trabalhar um músculo diferente.
›Músculos envolvidos – tríceps
›3 séries de 10 repetições














8. Evolução para braçosDe pé com os cotovelos estendidos, segure uma barra ou o cabo de vassoura. Realize a flexão de cotovelos e na sequência eleve a barra acima da cabeça. Dica: use uma caneleira no cabo de vassoura para aumentar a resistência do exercício.
›Músculos envolvidos – bíceps e ombros
›3 séries de 10 repetições




















9. Abdominal recto
Deitado em decúbito dorsal, com as pernas flexionadas, realize o abdominal sem tirar totalmente as costas do chão.
›Músculos envolvidos – abdominais rectos






10. Abdominal oblíquo Em decúbito dorsal, com um cotovelo flexionado, uma mão a apoiar a cabeça e outra apoiada no chão, com uma perna flexionada cruzando sobre o joelho, execute uma flexão de coluna, levando o cotovelo flexionado em direção ao joelho da perna que está flexionada. O sentido é diagonal (oblíquo).
›Músculos envolvidos – abdominais oblíquos
›3 séries de 20 repetição para cada lado
















11. Lombar
Em decúbito ventral, mantenha joelhos e braços estendidos. Eleve simultaneamente quadril e tronco, tirando pernas e braços do chão.
›Músculos envolvidos – lombares
›3 séries de 15 repetições






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

Exercícios para diminuir 2 números do manequim - CLAUDIA

Exercícios para diminuir 2 números do manequim - CLAUDIA

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments